Foto: Beto Albert (Diário)
Palco de inúmeras apresentações musicais e culturais de Santa Maria nas últimas décadas, a Concha Acústica começou a ser recuperada nos últimos dias, no Parque Itaimbé.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
As secretarias de Cultura e de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos acompanham os serviços de revitalização do espaço, onde uma equipe trabalha com acesso restrito. A Concha está sinalizada com tela laranja para orientar pedestres e moradores do entorno. Será feita reforma em toda a estrutura, como nos degraus, nas trincas e no concreto. Por fim, ocorrerá a pintura do espaço.
– A Concha Acústica é espaço cultural icônico da região central de Santa Maria. Estamos felizes que em breve o local voltará a sediar eventos que promovem a arte e a cultura, e também ponto de encontro para a comunidade. Vamos acompanhar cada etapa dos serviços que estão sendo desenvolvidos. A previsão é de que sejam finalizados em até 60 dias – afirmou a secretária de Cultura de Santa Maria, Rose Carneiro.
Segundo a prefeitura, a revitalização ocorre por meio de compensação da empresa MRU Construções, responsável pelo serviço, com o Executivo Municipal. A compensação se dá a partir da Lei de Uso e Ocupação do Solo, que prevê compensação ao Município em processos de parcelamentos do solo (loteamentos, condomínios entre outros) por empreendedores que possuem projetos de urbanização em Santa Maria.
Essa compensação pode ser feita a partir de doação de áreas à prefeitura ou por serviços prestados com a finalidade de recuperação de áreas de lazer, urbanização, reformas e etc. Neste caso, a prefeitura e a MRU definiram pela destinação do recurso para a revitalização da Concha Acústica.
Leia mais:
- RS vai receber mais de 126 mil doses de vacina contra a dengue; seis municípios serão contemplados
- Rústica marcará comemorações de 166 anos de Santa Maria; saiba como participar
- Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado